Os Vedas
- Sahi Devi
- 19 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de ago. de 2020
A busca pela evolução espiritual no ocidente fez com que muitas pessoas voltassem a atenção para yoga e filosofias espirituais orientais. Eu sou uma delas e assim iniciei meus estudos práticos em uma sampradaya, refletindo sobre o corpo de conhecimento chamado Vedanta. Considerado um pramana, ou método de ensino sobre as escrituras, empírico e confiável, que revela o conhecimento sobre nossa real natureza. Tem por sua origem os Vedas, sobre os quais trago alguns termos fundamentais..
O que são, o que revelam, como servem
O termo Vedas provém do sânscrito, cuja raiz “vid” significa “sabedoria”. Cada Veda é composto por quatro partes – Samhitas (hinos), Brahmanas (rituais), Aranyakas (teologias) e Upanishads (filosofias). São as mais antigas escrituras registradas e sua estrutura literária está dividida em Smiriti e Shruti.
Shruti compreende todos os registros ouvidos, intuídos e catalogados pelos primeiros seres sábios e divididos em quatro seções principais: Rig, Sama, Yahur e Atharva Veda. Esses sábios eram chamados Rishis.
Smriti são as estruturas secundárias que eles adaptaram sob uma linguagem adequada e mais fácil à compreensão da mente humana em outros estágios de desenvolvimento.
Esse trabalho tinha como intento revelar aos homens a sua origem divina, sua essência primordial a qual chamamos de Ser, Luz da Consciência, Presença, Realidade Última ou Princípio Cósmico e que atribuiu-se o nome Brahman.
Nos Smritis encontramos os ensinamentos os Dharma Shastras, Os Puranas (educação popular com exemplos concretos e mitos sobre as divindades), Agamas (tendências devocionais como o shaktismo, vaishnavismo e shivaísmo), Itihasas (como Mahabarata) e Darshanas, no qual encontramos o yoga de Patanjali e o Vedanta, o produto final da investigação dos Vedas, realizado por Badarayana e Shankaracharia sobre os Brahma Sutras.
- Saiba também: Equilíbrio entre espiritualidade e matéria é possível?
Upanishads
Os Upanishads foram escritos como o resultado de muita investigação a respeito do Eu e é o ponto mais alto dos Vedas que destrói a ignorância ou desconhecimento, a semente do Samsara (a roda contínua de nascimentos e mortes ou ciclo kármico de sofrimentos).
O termo Upanishad deriva das palavras sânscritas upa ("perto"), ni ("embaixo") e shad ("sentar"), representando o ato de sentar-se no chão, próximo a um mestre espiritual, para receber instrução.
Reconhecimento
Reconhecer primeiramente esses termos, antes de se ater a qualquer outra fala a respeito da tradição védica (que aqui se encontram de forma bem sintética) é importante por trata-se de um estudo profundo e sério sobre a não dualidade (advaita).
No Brasil, é possível encontrar ótimos professores para abordar mais sobre os vedas e suas vertentes. Através de instrução e aprofundamento é possível conhecer o significado correto dos termos referidos nesse caminho espiritual, como por exemplo, o significado de ilusão ou Maya.

Mais informações:
Por Sahi Devi Gineterapeuta e Yogini
Comments