top of page

Redes sociais e espiritualidade: usar ou deletar?

O Dilema das Redes. Presença digital, ter ou não ter, eis a questão

Se você está lendo esse texto é porque está online na internet. (Uau! que esperta!)

E se você é um buscador, provavelmente já se questionou se deveria mesmo utilizar as redes sociais na vida pessoal ou profissional.


Se não se questionou, sugiro assistir o documentário O Dilema das Redes, enquanto ele ainda está disponível no Netflix.


Redes sociais e espiritualidade: usar ou deletar? - Odara Terra de Cura
Redes sociais e espiritualidade: usar ou deletar? - Odara Terra de Cura

Redes sociais: o ser humano usa a ferramenta ou a ferramenta usa o ser humano?

Como muitas ferramentas desenvolvidas pelo ser humano, as redes sociais trouxeram inegáveis benefícios para a sociedade.


Nunca foi tão fácil encontrar seu colega do ensino médio, manter contato com aquele amigo que mora do outro lado do mundo, participar ativamente da rotina dos familiares e também acessar conteúdos ultra difíceis de encontrar, como filosofias do oriente, canalizações, práticas de meditação e por aí vai...


E como muitas ferramentas desenvolvidas pelo ser humano, o perigo mora no uso que se faz delas.


Nós somos seres propensos a vícios. Ainda mais quando do outro lado encontra-se um grande aparato tecnológico formador de algoritmos programado para monitorar, registrar e utilizar dados relacionados às suas preferências, hábitos e sentimentos para te prender atrás da tela. O uso consciente das redes sociais é realmente uma tarefa desafiadora.



Redes sociais e espiritualidade: usar ou deletar? - Odara Terra de Cura
Redes sociais e espiritualidade: usar ou deletar? - Odara Terra de Cura

O uso das redes sociais está diretamente relacionados ao aumento dos índices de ansiedade, depressão, suicídio, transtornos alimentares, transtornos sociais pelo mundo afora - principalmente entre os adolescentes.


E quem desenvolve os algoritmos e as facilidades das mídias não está levando isso em consideração.


A realidade é clara: o uso inconsciente e excessivo das redes sociais traz prejuízos para corpo, mente e espírito.


Mas é aí que entra nosso papel de comunicadores da Nova Era!


Onde for, espalhe amor - nas redes sociais também!

É impossível atravessar a vida imparcialmente. No mundo real ou digital TODAS as nossas ações geram influência - em algum nível - no nosso meio e nas pessoas com quem convivemos. Brinco com amigos e clientes que sentem aquele desconforto gerado pela exposição nas mídias digitais dizendo que


Se nós, que somos centelhas de luz, não estivermos presentes ocupando este espaço (digital), as trevas reinarão pelo feed de notícias.

Redes sociais e espiritualidade: usar ou deletar? - Odara Terra de Cura
Redes sociais e espiritualidade: usar ou deletar? - Odara Terra de Cura

Comunicação: vamos trabalhar com fatos


Fato 1: As pessoas estão conectadas (mas se sentem só).


Fato 2: Não é difícil encontrar dezenas de conteúdos que degeneram a alma, deturpam valores e incentivam a competição e a separação entre os seres humanos em toda parte.


Fato 3: Quem (ou o que) não é visto, não é lembrado.


É responsabilidade nossa, como seres que disseminam a espiritualidade e o autoconhecimento, comunicar o bem e amor. E utilizar ferramentas como as redes sociais para tanto é, atualmente, um dever.




3 razões para você se assumir nas redes sociais

"Não sou bom com esse negócio de redes sociais"

Essa frase é clássica. Mas eu rebato: se você é bom no que você faz, você será bom também nas redes sociais. Só precisa de um bom direcionamento. Você não precisa ser design gráfico, expert em gerenciamento de tráfego, ter desenvoltura na frente da câmera.


Busque profissionais - ou amigos - que executam essas tarefas melhor do que você e trabalhe em parceria. Você entra com o conhecimento, a experiência, as ferramentas. O outro entra com a tecnologia. O resultado com certeza será lindo e o processo leve.


"Não quero me vender na internet"

E não precisa! Você pode vender (ou trocar) o seu conhecimento, o seu tempo, a sua energia, a ferramenta que você utiliza em prol da cura e da transformação das pessoas.


Aliás, a palavra vender não dá conta de traduzir a troca de energia que acontece entre quem oferece seus dons ao mundo e quem os utiliza para a ascensão em troca de um valor monetário (que também é uma forma de energia). Você não está se vendendo. Você está compartilhando os dons que a existência te trouxe com os demais!


"Não gosto de me expor. Não gosto de aparecer."

Você não é obrigado (a) a nada! Existem muitas formas de produzir conteúdo sem precisar botar a carinha na tela (embora isso seja bastante efetivo). Não existe jeito errado de fazer comunicação nas redes. Existem estudos, técnicas e formatos que comprovaram ser mais efetivos, mas você não tem que seguir nenhum modelo pré-estabelecido. Você pode ser você mesmo no digital.


"As redes sociais consomem muito tempo"

Verdade! Aqui, a sugestão é: estabeleça conscientemente os horários para estar online, realizar postagens, interagir. Seja você mesmo seu mestre e respeite suas próprias regras. Utilizar de maneira consciente algo que pode ser viciante pode ser mais uma oportunidade de aprendizado e evolução.



Redes sociais e a comunicação na Nova Era

Não tem jeito! Salvas raras exceções, não dá para fugir das redes sociais se você quer passar adiante a espiritualidade e o autoconhecimento. Como tudo na vida, é uma questão de consciência e equilíbrio. Use a ferramenta, não seja usado por ela. E use da mais elevada maneira! É mais um desafio para que resolveu trabalhar aqui na Terra em plena era da informação. Você vai encarar?

Que possamos todos ser pontos de luz por onde passarmos. Incluindo as telas dos smartphones.

Um abraço digital e carinhoso,


Redes sociais e espiritualidade: usar ou deletar? - Odara Terra de Cura
Redes sociais e espiritualidade: usar ou deletar? - Odara Terra de Cura


Glaucia Rosa Damazio Jornalista e comunicadora @gal_damazio

Comments


(48) 99829-9366

  • Instagram - White Circle
  • facebook
bottom of page